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Segunda-feira, 18 de Maio de 2009

A Roda da excelência

 

Numa das minhas recentes procuras relacionadas com o trabalho de Doutoramento, dei por mim a consultar um site muito interessante de um psicólogo canadiano, o senhor Terry Orlick. Ele tem trabalhado como consultor de treino mental com alguns dos melhores performers mundiais em várias áreas de intervenção, desde cirurgiões, astronautas, músicos e atletas de diversas modalidades. Para este psicólogo a excelência humana é conduzida por factores mentais e ao estudar as características desses executantes de excepção, refere que as suas experiencias sugerem que existam sete elementos críticos da excelência, ao que chamou a Roda da Excelência.
Estes sete elementos da excelência são, o Compromisso, a Crença (auto-confiança), Focus total, Imagens positivas, Prontidão mental (disponibilidade), Controlo das distracções e Avaliação construtiva da performance.
No seu site, ele explica detalhadamente todos estes elementos em http://www.zoneofexcellence.ca./free/wheel.html 
Chamou-me particularmente a atenção, as questões que no final do artigo ele coloca, no sentido de a roda funcionar para cada um de nós, que foram as seguintes para cada elemento:
Compromisso
·         Os teus objectivos são claros, desafiantes e colocados por forma a dares o teu melhor?
·         Trabalhas para melhorar algo todos os dias, em cada treino, em cada performance?
·         O teu compromisso para com o treino, a prática e preparação suficientemente forte para te levar a atingir os teus objectivos mais elevados?
·         O teu compromisso para respeitar as necessidades pessoais de repouso, equilíbrio, recuperação, boa nutrição, suficientemente forte para te levar a atingir os teus objectivos?
Crença/ Auto-confiança
  • Acreditas nas tuas capacidades para atingir os teus objectivos?
  • Colocas-te em situações que te dão a melhor chance de acreditares em ti e atingires os teus objectivos?
  • Pensas e actuas em sentido positivo e confiante?
  • Tens um plano para chegar lá – Confias no plano e na tua preparação?
  • Libertas-te de modo que as coisas boas vão acontecendo?
Focus Total (Máxima concentração)
  • Sabes que tipo de focus melhor funciona contigo?
  • Tens um plano para de forma consistente chegares ao teu melhor focus?
  • Trabalhas para melhorar o teu focus? Como?
  • Focas-te em fazer as pequenas coisas que melhor funcionam contigo todos os dias, para que a tua performance seja duradoura?
Imagens Positivas
  • Imaginas-te a correr no modo que achas ideal para ti?
  • Imaginas-te a conseguir os teus objectivos?
  • Imaginas-te a fazer as pequenas coisas que te levam a que consigas atingir os teus objectivos?
  • Actuas de modo que possas todos os dias dar mais um passo rumo aos teus objectivos e mexer com as tuas imagens positivas?
Disponibilidade Mental
  • Tens uma perspectiva centrada em seguir sempre a crescer e aprender?
  • Preparas-te mentalmente para viver conseguir a tua máxima performance? Consistentemente?
  • Confias em ti para te libertares e deixares a tua performance acontecer?
  • Manténs-te aberto à criatividade do momento e dinâmica da situação?
Controlo de Distracção
  • Tens uma perspectiva de focus que te permite evitar, minimizar e controlar as distracções?
  • Tens um focus de performance que te permite manter a tua melhor concentração, mesmo quando sujeito a distracções ou contratempos?  
  • Preparas-te para fluir perante distracções, e concentrares-te em recuperar rapidamente o controlo quando erras ou tens contratempos na tua performance?
Avaliação Construtiva 
  • Tiras lições de cada experiência ou de cada performance (i.e. o que foi bem e o que precisa de reajustamentos)?
  • Actuas sobre essas lições todos os dias ou a cada oportunidade?
  • Voltas a reviver essas coisas que queres melhorar, corrigindo-as na tua mente?
  • Reflectes acerca do papel que mentalização e a concentração têm na tua performance?
  • Actuas (tens trabalhado) nessas reflexões?
 
São sem dúvida muito boas questões que podemos aplicar a qualquer área da nossa vida que queiramos melhorar. Eu tenho posto as minhas, espero que ponham também as vossas.
Bons treinos e boas corridas para todos…
publicado por ppmiguel às 00:36
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